top of page

Café da Colônia

Atrativos

O Sítio Santa Rosa, aberto pela família Baffi em 1911, guarda ainda hoje uma importante relação com a cidade de Uchoa. Gerações de cidadãos frequentaram seu pomar tomado por jabuticabeiras, jaqueiras, goiabeiras, mangueiras… para ali celebrar e se harmonizar com a natureza. Muitas famílias trabalharam na propriedade, muitos residiram nela e ainda hoje a cidade guarda na memória a figura de Pedro (mais conhecido como Pedro de Lucca), o filho mais velho de Melchiore Baffi, então um calabrês que se destacou como importante personagem local entre as décadas de 1910 e 1930.
Coube a Pedro Baffi conduzir a fazendinha entre os anos 1930 e 1960 e a partir desta década, ao filho mais novo, João Baffi, que não apenas deu continuidade ao legado dos pais e irmãos, como a aproximou de seus filhos e netos, hoje à frente da administração.
Por um longo período, a família cultivou café erguendo para tanto um amplo terreiro (assentado à mão) e uma tulha; a família construiu também três casas, ainda hoje presentes, que permaneceram na memória dos descendentes envoltos em interessantes histórias cotidianas. As obras de beneficiamento contaram ainda com a canalização de uma mina d’água, com um curral e diversos pastos cercados por bambús, árvores nativas e frutíferas, equipamentos e itens da flora ainda hoje se acham presentes e produtivos.
Na atualidade, os bisnetos de Melchiore dão continuidade aos trabalhos da fazendinha mantendo atenção expressa com os marcos históricos da família.

Com um rico passado, em uma área de natureza preservada, o Sitio Santa Rosa fundado em 1914, que hoje encontra-se em processo de recuperação, foi cenário de momentos inesquecíveis e suas dependências dos “tempos do café”, hoje estão sendo adaptadas para o Turismo Rural. Neste ambiente de grandes tradições, o  Sitio Santa Rosa apresenta a criação de gado Jersey e Turismo Rural, através de projetos do Café da Colônia.
Café da Colônia é um espaço destinado a resgatar, valorizar, compartilhar e experimentar saberes e sabores da região noroeste paulista por meio de produtos, roteiros, eventos e serviços. As atividades desenvolvidas são:
1. Delícias da Colônia: queijos e doce de leite Jersey, glórias, compotas de frutas, bolachinhas, cestas de picnic;
2. Café da Colônia: serviço de café da manhã aos Domingos
3. Restaurante da Colônia: espaço dedicado a gastronomia e eventos (sob agendamento); 
4. Roteiros de Turismo Rural  “Leite da manhã e “Leite da tarde”(sob agendamento); 
5. Turismo Pedagógico (sob agendamento);

O Café da Colônia é servido aos Domingos, das 8h às 11h30, mas algumas dessas delícias também são vendidas para você levar pra casa, aqui no sítio e na nossa venda virtual. 
O valor é R$ 25 por pessoa, para comer à vontade um cardápio de mais de 35 itens, ou R$ 30 com adicional da chapa (trio parada dura, queijo com ervas, omelete). Neste preço já estão inclusos as atrações do sítio, como a “trilha da mina”, o “mundo dos bichos”, o “jardim sensorial”  e o “passeio a cavalo para a criançada”

bottom of page